segunda-feira, 30 de abril de 2012

1° de Maio - Parabéns a Tod@s @s Trabalhadora@s


As comemorações neste 1 de maio vão muito além do feriado,  a real Comemoração são as conquistas d@s  Trabalhador@s  no decorrer dos anos .
Nos Mulheres temos uma grande participação nessa luta , somos boas guerreiras .
 Parabéns a todas as Mulheres Guerreiras de Antonina  que conheci  nessa Caminhada e a todas que ainda vou conhecer , que trabalham em seus empregos e ainda de desdobram como Administradoras do Lar , e também as que se dedicam exclusivamente como Donas de Casa Imperadoras de seu Lar.
Dedico essa postagem a tod@s   que  já trabalharam , as que trabalham  e as que irão trabalhar , Pois nós Mulheres não paramos nunca .

 Esse  dia é seu  comemore suas conquistas!

Por Areadne Dias Cruz 
MMA -Movimento de Mulheres de Antonina 

domingo, 15 de abril de 2012

"Teste" Você é Feminista ?

 

No mundo Atual ainda existe o paradigma de que o feminismo é coisa de mulher anarquica, bruxa, rebelde e lésbica, sentindo a necessidade  de  quebrar esse paradigma e mostrar   que o feminismo  é tão presente em nós mulheres do que imaginamos.
 Proponho  esse teste .
Você é feminista?

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais? ?
6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Cynthia Semíramis

Feminista. Pesquisa direitos das mulheres. Bacharel e mestre em Direito. Aprendiz de antropóloga.








Cada resposta sim significa  um ponto de vista feminista.Se a maioria de suas  respostas foram sim  Bem-vind@ à turma! 
Areadne Dias
Coordenadora do Movimento de Mulheres de Antonina
Militante da Marcha Mundial das Mulheres
Feminista e Revolucionária

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Esse é o segundo comentário de uma série , que valoriza as Mulheres Guerreiras que estão a frente de segmentos no Município de Antonina.


Margarete do Nascimento Pacheco, natural de Antonina-Paraná, filha de um militar negro com mãe branca, última filha de uma família de quatro irmãs, seu pai morreu antes do seu nascimento, na infância enfrentou  muitas dificuldades o que a fez logo na adolescência mudar-se para a cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Em Curitiba trabalhou, estudou e através de concurso público ingressou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento onde trabalha até hoje.
Formada em Gestão Pública, Pós Graduada em MPA-Administração de Cidades e Gestão Pública, em 1996 iniciou seu trabalho social como lider comunitária na comunidade do Itapema  onde reside desde2003 quando retornou para trabalhar e morar em Antonina.
Por uma identificação ideológica, em 2003 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, concorrendo pela primeira vez ao cargo eletivo de Vereadora em 2004, sendo eleita em 2008 conquistando a primeira cadeira na Camara de Vereadores para o Partido dos Trabalhadores de Antonina. 
Margarete foi pioneira em muitos coisas na cidade de Antonina: primeira mulher negra eleita pelo PT, Implantou Inclusão Digital na Associação de Moradores dos Bairros Itapema e Pinheirinho formando até hoje mais de 500 pessoas, homenageada na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná pelos serviços prestados a comunidade, citada como Liderança Política no livro ANTONINA MEMÓRIAS IMORTAIS  de Claus Barg, uma das fundadoras da Escola de Samba Brinca Pra não Chorar da comunidade do Itapema.
Em sua gestão como Vereadora teve projetos importantes aprovados: Mudança de Entrância Inicial do Fórum da Comarca de Antonina passando a Entrância Intermediária contendo uma nova Vara a Ambiental, Feira Livre do Produtor Rural de Antonina, Feira Itinerante de Artesanato de Antonina realizada na Feira Mar e nomes de ruas. Além destes projetos aprovados foram indicados 7 projetos ao Poder Executivo os quais não foram aceitos pelo Prefeito Municipal de Antonina. Somando-se aos Projetos ainda apresentou centenas de Requerimentos com pedidos de execução de serviços básicos(iluminação pública, tapa buracos, roçada, elétrica, manilhamento, construção de pontes, etc) para moradores de diversas comunidades, inclusive rurais da cidade.
Em 2010 coordenou a campanha para Presidente Dilma, Senadora Gleisi(Ministra Chefe da Casa Civil) e deputados Estaduais e Federais do PT Péricles de Mello e Angelo Vanhoni.
Uma das participantes do MOVIMENTO DE MULHERES DE ANTONINA, a Vereadora Marga é contra a corrupção e seu mandato é pautado na ética e no comprometimento atendendo as necessidades do povo e da cidade.

Preconceito Machista , temos que acabar com ELE

Diariamente as mulheres são submetidas a vários tipos de violencia no Brasil e no mundo, desde os mais graves que acabam tirando suas vidas ou através das sutilezas das palavras que ferem tanto quanto uma agressão fisica, pois vemos diariamente as mensagens mascaradas, disfarçadas que são submetidas as mulheres que ocupam cargos na politica, onde homens aparentemente politizados, doutores ou analfabetos condicionam as mulheres como seres inferiores ou incompetentes para o lugar que ocupam.

O que faz as mulheres seguirem em frente e continuar ocupando seus lugares na sociedade, é que estes machistas disfarçados de bom moço muitas vezes são surpreendidos PELAS MULHERES, fazendo cair a carapaça e mostrando sua postura autoritária, sabichões e donos da verdade, que vivem acomodados dentro de um sistema-sociedade corrompida dos valores e respeito que deveriam ter para com as mulheres que representam o povo deste pais.  

Aos homens sensiveis e mulheres especiais
Saudações Feministas

Margarete N. Pacheco
Vereadora-PT - Antonina-Pr.


Artigo publicado no Jornal O POVO, de Fortaleza.

A Lei Maria da Penha foi uma das principais conquistas da luta feminista no Brasil. Em primeiro lugar porque ela cumpriu um papel extremamente relevante no processo de desnaturalização da violência contra a mulher. O Brasil sempre conviveu com uma cultura na qual “bater em mulher é normal”. A lei afirma claramente que a violência doméstica não é algo natural, não é uma violência qualquer, é a violência física carregada do peso do machismo amalgamado em nosso cotidiano.

Entretanto, há uma armadilha profunda, discreta e, por isso, perigosíssima que acompanha a aprovação da lei. O machismo brasileiro é tão forte que sorrateiramente se manifesta travestido de luta feminista. A violência contra a mulher é uma pauta importante, mas a grande luta contra a desigualdade de gênero no Brasil é pelo real reconhecimento da mulher como pessoa com plena capacidade de tomar decisões e influenciar os rumos do País.

Afinal, o Brasil ainda é um dos países com menos mulheres no parlamento (atrás do Irã e do Afeganistão, por exemplo) e a quantidade de mulheres em cargo de chefia nas empresas é ínfima. Por que conquistas nessas áreas são tão mais difíceis de conseguir do que no tema da violência doméstica? Talvez seja porque o tema da violência, na verdade, convive com o machismo com muito mais tranquilidade. É fácil colocar a mulher em um papel submisso, de quem deve ser tutelado e concordar com essas leis.

O Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão polêmica sobre um aspecto da Lei Maria da Penha: agora, mesmo que a mulher não queira, o Ministério Público pode levar seu agressor para a cadeia. Ora, será que isso contribui para afirmação da autonomia da mulher ou reforça a ideia de que mulheres devem ser tuteladas por pessoas que sabem o que é melhor para elas? Todos nós, feministas, devemos pelo menos desconfiar de qualquer decisão que retire poder das mulheres.

Pedro Abramovay
Professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Prestigie" Feirinha de Artesanato dos Moradores do Bairro do Batel.




Essa é a feirinha organizada pela (AMBB)  Associação de Moradores do Bairro do Batel, a feirinha é aberta para todos os artesões do Município de  Antonina.

Horário de funcionamento: Sábados das 10:00 ás 16:30 e aos Domingos das 14:00 as 16:30 Horas.
Tel: Vera Andreotti 8893-2908 

Prestigie, sua presença é importante