terça-feira, 29 de maio de 2012

Ação Brasil Carinhoso , mais um Programa que pensa no Futuro do nosso País


A presidenta Dilma Rousseff anunciou ,  o lançamento do Brasil Carinhoso, que reune ações voltadas para a primeira infância. Segundo a presidenta, o programa, que faz parte do Brasil Sem Miséria, será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no Brasil.
“Como outros programas do Brasil Sem Miséria, ele será uma parceria dos governos federal, estaduais e municipais e terá três eixos principais. O primeiro, e muito importante, vai garantir uma renda mínima de R$ 70,00 a cada membro das famílias extremamente pobres que tenham pelo menos uma criança de 0 a 6 anos. É uma ampliação e um reforço muito importante ao Bolsa Família. Isso, aliás, tem sido uma prática bem-sucedida do Brasil Sem Miséria”.
No pronunciamento, a presidenta explicou que os dois outros eixos do Brasil Carinhoso consistem no aumento do acesso das crianças muito pobres à creche e na ampliação da cobertura dos programas de saúde para elas. Na área da saúde, o Brasil Carinhoso fará um amplo controle da anemia e da deficiência de vitamina A nas crianças, além de introduzir remédio gratuito contra asma nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular.
“Quero enfatizar a importância de se ampliar efetivamente o acesso das crianças pobres às creches. E creche significa mais que um teto ocasional para essas crianças. A creche significa saúde, educação, comida, conforto, lazer e higiene. Significa atacar pela raiz a desigualdade. Para ampliar essa cobertura, vamos construir novas creches e, especialmente, ampliar e estimular convênios com entidades públicas e privadas”.
De acordo com a presidenta, 78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem no Norte e no Nordeste, e por isso, o Brasil Carinhoso, mesmo sendo uma ação nacional, vai olhar com máxima atenção para as crianças destas duas regiões.         Fonte :Blog do Planalto 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

28 de maio Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres

Prezad@s Companheir@s, 

Contar a história do 28 de maio: Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher – data de denúncias, proposições, cobranças e sensibilização – significa reavivar em nossa memória a história do Movimento Internacional Mulher e Saúde (MIMS), os Encontros Internacionais Mulher  e Saúde (EIMS), da  Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos (RMMDR),  da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC) e da nossa Rede Feminista de Saúde.Todos espaços de resistência da luta mundial das mulheres pelo direito à saúde. 
O Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher – o 28 de maio, foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde (1984, Holanda), durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a magnitude de sua crueldade como parte do cotidiano das mulheres em quase todo o mundo. Desde então, o tema adquiriu maior densidade e no V Encontro Internacional Mulher e Saúde (1987, São José da Costa Rica) a RSMLAC propôs que a cada ano, no 28 de maio, deveríamos eleger um tema da saúde da mulher para ação política  que visasse, sobretudo, prevenir mortes maternas evitáveis, via uma Campanha contra a Mortalidade Materna, a disseminação dos debates e o fortalecimento da luta pela instalação de Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna na estrutura dos governos.
Fonte: REDEFAX

Esse dia  é  para lembrar a caminhada que nós Mulheres já tivemos que percorrer para conseguir nossos direitos básicos , isso nos da  mais  força em continua-la,  em busca de um bem coletivo  .
Vamos nos informar  mais , saber dos nossos direitos , e nunca esquecer daquelas mulheres que antes de nós pautaram o que hoje é direito garantido nosso! 

         Areadne Dias
Coordenadora do MMA Movimento de Mulheres de Antonina -Pr

domingo, 6 de maio de 2012

Forum de Economia Solidária - Eu Pratico !


Nesta última sexta dia 04/05/2012 ,  participamos do 5° Forum Regional de Economia Solidária  do Litoral  Paranaense , realizado em Paranaguá na Câmara Municipal ,  Sônia Ferreira Mendes (Artesanato na Estação) ,  Vera Andreotti( AMBB), Silmara Cruz MAchado ( Agência do Trabalhador), Mari ( FIPA) e  Eu Areadne Dias Cruz ( AMBB) estivemos juntas representado nosso Município nesse Forum.
*Empreendimentos de Economia Solidaria
*Políticas Publicas  disponíveis
*Leis
*V Plenária Nacional  de Economia Solidaria
*Experiências e dificuldades dos artesões do Litoral.
*Propostas para melhorar a vida do empreendedor.
 Essa foi nossa programação de atividade
Analiso esse encontro como peça fundamental para construção de Economia Solidaria, que hoje é Secretaria Nacional no Ministério do Trabalho. Felizmente o Governo Estadual reconheceu a necessidade de se trabalhar essa economia alternativa, que é muitas vezes autossustentável.
Os  artesões  de todo o Litoral   expuseram as dificuldades  dos empreendimentos , a necessidade de apoio principalmente financeiro  para a manutenção  evolução   dessa economia, apoio para a comercialização , e tantas  outras que o artesão tem no decorrer  de seu trabalho.
Viemos com grande expectativa , em saber dos instrumentos que estão e vão estar a nossa disposição e mais  importante, o reconhecimento de nosso trabalho e o  entendimento que o trabalho artesanal é uma fonte de renda muito lucrativa
Nos dias  17-18/05/2012  em Curitiba vai acontecer o V EPECOSOL-  Encontro Paranaense de Economia Solidária, Antonia vai estar lá  , Delegada Suplente  Vera Andreotti ( AMBB) e  Delegada Titular Areadne Dia Cruz( AMBB).
Quem diz que o Artesanato não da dinheiro está enganado.
A todos os artesões um grande abraço .

“ O Artesanato é algo de dentro de nós para o Mundo ...” 
( Jamile – artesã de Guaraqueçaba)



Por Areadne Dias Cruz 
Coordenadora  MMA - Movimento de Mulheres de Antonia  
AMBB - Associação de Moradores do Bairro do Batel

quarta-feira, 2 de maio de 2012

"Copiei da JPT Antonina". (AMBB) Associação de Moradores do Bairro do Batel e (AA) Alcoólicos Anônimos podem perder espaço físico para a abertura de uma "RUA"


Quero deixar a População Capelista informada que a (AMBB) e o (AA). Associação de Moradores do Bairro do Batel e o Alcoólicos Anônimos de Antonina correm o risco de perder seu espaço físico por conta da abertura de uma rua. Pedimos que seja novamente analisado esse projeto. Não podemos admitir que situações como essas aconteçam em nosso município sem ao menos consultar essas entidades, sabendo de sua importância. Esse espaço esta em bom uso, não é um imóvel condenado, é um bem publico em perfeito estado de conservação.

Pensando na construção das casas ao lado da Associação e por sermos o Bairro com maior população, foi feito um pedido por parte da (AMBB) de uma academia ao Ar Livre, pedido esse já aprovado na (ALEP) Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, para o orçamento de 2012,  que contempla todo Bairro do Batel, o pedido esta publicado no blog da (AMBB).
http://ambbantonina.blogspot.com
Recebemos também a doação de livros do Vice Prefeito, que é associado da (AMBB) para uma futura biblioteca no espaço em questão para melhor atender as Crianças da comunidade do Batel. 

Pedimos a compreensão por parte de nosso Governo Municipal. 
até o presente momento a (AMBB) não foi procurada. Deixo registrado que,  alguns dias conversei com um funcionário comissionado lotado na pasta de comunicação da Prefeitura que  estaria vendo como ficaria essa situação, não tive resposta.

A (AMBB) vem ao longo desses quatro anos de Governo Municipal sendo bem pouco atendida. Exemplo é nossa feirinha.